Caldeira G.V.C.I.
A caldeira G.V.C.I. é uma unidade moderna de produção de vapor, concebida integralmente pela Vaporel – Sociedade Industrial Metalo Mecânica, Lda., segundo tecnologia actualizada e de elevado rendimento.
Possui um principio de funcionamento que se encontra actualmente quase generalizado em geradores de vapor de pequeno porte sobretudo nos países da Europa, onde a construção de tais equipamentos se encontra mais desenvolvida, e que consiste basicamente na utilização do sistema de combustão do tipo inversão de chama.
Neste sistema a combustão processa-se numa fornalha fechada numa extremidade em sobrepressão, obtendo-se por consequência duas passagens na fornalha e uma nos tubos de fumo.
As vantagens principais deste sistema em relação aos convencionais são:
– Uma perfeita homogeneização da mistura ar combustível no decurso da queima.
– Grande redução da temperatura dos gases antes de efectuarem a última passagem nos tubos de fumo conferindo-lhe deste modo uma maior longevidade.
– Neutralização dos compostos sulfúricos reduzindo-se consequentemente a possibilidade de corrosões e resíduos de fuligem.
– Inexistência quase total à excepção na porta anterior, de refractários reduzindo-se por conseguinte custos de manutenção e perdas de energia.
– Rendimento elevado de cerca de 90%.
Gerador de vapor GVII
O gerador G.V.I.I. é uma unidade monobloco de produção de vapor, projetada e fabricada integralmente pela VAPOREL, Lda., segundo tecnologia atualizada.
Possui um principio de funcionamento que consiste no sistema convencional das caldeiras pirotubulares de tripla passagem de gases, sendo a primeira passagem feita na fornalha, com inversão de chama na caixa de reversão posterior e as ultimas passagens nos tubos de fumo com a inversão a ser feita na caixa de fumos anterior e a saída dos gases através da caixa de fumos posterior.
As vantagens principais deste sistema em relação aos convencionais são:
– Elevado rendimento térmico, na ordem dos 90%.
– Rápida resposta a solicitações repentinas de vapor.